Publicidade

sexta-feira, 12 de março de 2010 jogadores, milan | 12:57

Exageros do “Caso Gaúcho”

Compartilhe: Twitter

Ronaldinho Gaúcho teve atuação discreta na vexatória eliminação do Milan diante do Manchester United pela Liga dos Campeões. Tão logo acabou o jogo, os antirronaldistas, que andavam sumidos, ressurgiram em fóruns na internet e e-mails dirigidos a programas de TV. “Estão vendo? Nas horas importantes ele some!”, diziam em linhas gerais, raivosos, lembrando as fracas atuações do Gaúcho contra Inter e Roma, pelo Campeonato Italiano.

O debate sobre a convocação ou não de Ronaldinho tem suscitado ódio e exagero. Nos casos acima, ódio por Ronaldinho. Na maioria dos casos, ódio por Dunga: baseados nos últimos quatro ou cinco meses do bom futebol apresentado por Ronaldinho na Itália, críticos têm visto no técnico da seleção um ex-cabeça-de-bagre intransigente, rancoroso e turrão, disposto a transformar a seleção num time de Dungas.

Eu levaria Ronaldinho à Copa. Mas Dunga, que pode até ser intransigente, rancoroso e turrão, tem motivos compreensíveis para não levá-lo. Lembrar daquilo que se cobrava do técnico da seleção após o fracasso da Copa-2006 talvez seja um bom início para entendê-lo. Se Ronaldinho não vier a ser convocado não será um absurdo. E a decisão final de Dunga, seja qual for, não deveria fazer ninguém espumar de raiva.

Até porque já sabemos quais os desfechos possíveis da não convocação. Com o Brasil campeão, Dunga será exaltado por ter “mantido sua coerência e linha de trabalho”. Com o Brasil eliminado, todos terão a certeza que, com Ronaldinho, a história teria sido outra. Afinal, se o futebol está longe de ser uma ciência exata, o mesmo não se pode dizer sobre suas análises: estas, haja o que houver, estarão sempre atreladas aos resultados.

Autor: Tags: , , , , ,

20 comentários | Comentar

  1. 0 carlos 13/03/2010 10:50

    O problema do Dunga com relação ao Ronaldinho é absolutamente pessoal, se fosse estratégia de jogo, análise tática etc, pode ter certeza que a maioria dos brasileiro poderiam “até” entender, mas n é isso, é pessoal mesmo. Até porque se for por futebol, o que joga: Elano, robinho parado a não ser qto tempo no exterior, agora que veio a respirar novamente; julio batista; e uma turminha que não joga nda. Independente de gostar ou não do futebol de Ronaldinho, no momento em qualquer seleção do mundo ele tem lugar como titular. Mas nisso tudo o errado não é Dunga é quem o colocou lá, com tantos técnicos safros que possui o Brasil, nós teremos o prazer de compartilhar nossas alegrias ou sofrimentos com um cabeça de bagre.

  2. -1 Álison de Pinho 13/03/2010 0:20

    O time do Milan é fraco e a culpa é de Ronaldinho????
    Ronaldinho não jogou nada contra o Manchester no primeiro jogo???
    Ela dá as assistências para fazer os gols e os da frente não faz e a culpa é dele???
    Fala sério….

  3. -2 Marcos 12/03/2010 21:02

    a verdade é que essa seleção é uma merda, tomara que não repita os fiascos de 66, 74 e 2006. O futebol brasileiro está em franca decadência, basta ver o jogo de inter e dep. quito, e a situação de robinho no man,. city que nao servia nem na reserva,,talvez passem da 1ª fase na copa. Saudades de 82, onde não levaram nada, mas mostraram garra e excelente futebol, tenho dito.

  4. -3 ulisses 12/03/2010 18:41

    o colega acima lembrou que a italia, sem os estrangeiros, é a atual campea do mundo, o dunga vai montar um time fechadinho que vai jogar no contra ataque, e vamos comemorar o hexa……

  5. -4 eu 12/03/2010 18:39

    Hoje R. Gaúcho disputa vaga com quem na seleção?
    Julio Baptista?

  6. -5 Gama 12/03/2010 18:16

    Gian parabéns pelo texto e só lembrando que o Ronaldinho Gaúcho queridinho dá imprensa também pipocou naquela que para ele seria sua ultima oportunidade as Olimpiadas de Pequim, na qual foi um covarde e acabou queimando alguns jogadores inclusive o Alexandre Pato que achou que apoiado no Ronaldinho Gaucho derrubariam o tecnico Dunga, pois perder as Olimpiadas naquele momento seria a queda do treinador vide W.Luxemburgo, mas não foi isso que aconteceu e o Dunga pegou mais força ainda com o grupo e estamos aí as vesperas de mais um Copa do Mundo o titulo não sei se conseguiremos mas vontade e luta não vai faltar.

  7. -6 Juan 12/03/2010 17:57

    O técnico Dunga está correto em não levar o Ronaldinho, fazem praticamente 5 anos que ele não vem jogando bem, nesses ultimos meses ele jogou um pouco melhor, porém não passa de lampejos.
    Hoje ele é um jogador com condicionamento físco limitado.
    Diversas vezes ele foi convcado e deixou a desejar, ele teve a chance dele porém não aproveitou.

  8. -7 JOÃO FRANCISCO DE OLIVEIRA 12/03/2010 17:54

    Nunca vi uma seleção com tantos jogadores ruins como essa, começaria por tirar Robinho e Elano (e olha que sou santista), depois Júlio Batista, Gilberto Silva, Josué, etc, dá para desconvocar pelo menos metade do time titular. Sem exagerar acho que nessa seleção só salva mesmo o goleiro. Insistir em levar um hipopótamo como o Adriano, esse Dunga está com o miolo cozido. Essa seleção do Brasil atual não aguenta um jogo contra o Santos ou até mesmo contra o Santo André.

  9. -8 Paulo 12/03/2010 17:40

    Dizer que Ronaldinho é pipoqueiro por causa do jogo contra o Manchester é um absurdo. Seja lá quem diz isso não assistiu ao jogo, ou não possui a menor idéia do que seja o time do Manchester (favorito ao título, ao contrário do Milan que poderia ser considerado uma zebra em razão do investimento). E quanto a Ronaldinho ser pipoqueiro, por favor, assistam aos jogos que fizeram dele campeão da Champions League e melhor do mundo.
    Uma última observação, para quem compara a situação de Ronaldinho à de Romário em 2002 está se equivocando, a situação dele é mais parecida com a do Fenômeno (que nínguem acreditava que poderia jogar, mas Felipão apostou nele e conseguiu ajudá-lo a desempenhar um grande futebol), e para mim, Dunga deveria se portar como um amigo dos grandes jogadores que podem mudar um jogo para ele, ao invés de afastá-los.

  10. -9 Paulo Sergio 12/03/2010 17:30

    Também não levaria o Gaucho, acho que o melhor momento dele na seleção já passou e não soube aproveitar. Mas o Brasil ainda precisa de alguém com talento na posição, como Diego (Juv) , P.H.Ganso, etc.
    E a batata do sr. Adriano está assando … aguarde.

  11. -10 Michel 12/03/2010 17:22

    Também não acho um absurdo não convocar o Ronaldinho. Ele teve a oportunidade dele e não segurou. Todos falam que ele está jogando bem contra quem? O fato dele estar jogando na Itália, não quer dizer que todos os times são galáticos… Aliás, o Santo André aqui de SP perderia apenas para a Inter, Milan e Roma, da Juventus para baixo seria mano a mano.

  12. -11 realista 12/03/2010 17:18

    É capaz de levar o Adriano e deixar o Ronaldinho Gaucho.

  13. -12 lucia senna 12/03/2010 17:16

    Deixando bem claro, não acho que Ronaldinho dê jeito nessa seleção, aliás, nem Pelé daria jeito…….

    Esse meio campo é o pior da história, pode ser campeão sim porque as outras seleções são INCOMPETENTES E AMARELONAS.

    BASTA VER A SELEÇÃO ITALIANA , HORROROSA, ATUAL CAMPEÃ DO MUNDO.

  14. -13 lucia senna 12/03/2010 17:06

    Ao jornalista e a dona Simone!!

    Vamos relembrar alguns fatos…..Ronaldinho então é o único culpado por 2006???

    A memória de voces não anda boa……Robinho mico de circo e Adriano, o imperador problemático , aprontaram todas em 2006. Adriano pesando mais de 100 quilos… Ah, MAS O ADRIANO PODE!! O ADRIANO PODE TUDO!!!!

    ROBINHO ENTÃO A GENTE NEM COMENTA…..NEM NA EUROPA ESTÁ MAIS POR NÃO TER ESPAÇO…

    Sinceramente, quem é Dunga? Um jogador horroroso, mediocre, recalcado, que não sabe GANHAR… É , O DUNGA NÃO SABE GANHAR, PORQUE A PRIMEIRA COISA QUE ELE FEZ EM 94 FOI ESCULACHAR COM A SELEÇÃO DE 82….

    A Europa só conhece Dunga porque é técnico da seleção brasileira atualmente, sempre foi um limitado e com grande inveja de craque…..

    Quanto ao Ronaldinho , acho que ele não deve ir mesmo não por causa do nível técnico, mas sim pra não se queimar ainda mais jogando ao lado de pernas de pau como Gilberto Silva, Elano, Josué, Julio Baptista, Felipe Melo, entre outros perebas ……ESSES SIM JOGAM MUITO!! SEMPRE!!!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    QUANTO AO DUNGA , POUCO SE ME DÁ SE VAI GANHAR A COPA OU AS PRÓXIMAS CINCO COPAS.

    ARROGANTE, PREPOTENTE,GROSSEIRO, MAL EDUCADO INVEJOSO E RECALCADO.

    QUEIRA DEUS QUE PERCA NA PRIMEIRA FASE E SE MUDE DO PAÍS, OU PELO MENOS FIQUE NO SUL E NÃO APAREÇA NO RIO DE JANEIRO….

  15. -14 nelson catarinense 12/03/2010 17:04

    Ronaldinho sempre sera o ronaldinho vamos lembrar das coisas boas que ele nos proporcionou. quando esta numa forma ideal, até chapeu ele dava no proprio dunga. foi demais,como e lindo quando se lembra das coisas bonitas.mas vai la tem muitos jogadors que o dunga convocou para a seleção que o ronaldinho como esta joga muito mais.não é todos os dias que podemos comer aa bola temos que admitir.

  16. -15 Simone 12/03/2010 16:53

    Ah, e ao contrário do que muitos comentaristas querem fazer crer ao torcedor, Dunga é mais inteligente do que estes!

  17. -16 Simone 12/03/2010 16:51

    Alguns comentaristas esportivos são uma piada! E o pior é que fazem escola. Como ofendem o Dunga via mídia, dão ao torcedor o direito de fazer o mesmo, achando ainda que estão cobertos de razão ao ofender o cara. Falam mal da pessoa, ofendem (Dunga) -porém, haja paciência pra agüentar tanta má vontade com ele. Se grande parte dos torcedores se irrita, imagina o próprio! Além do mais, os comentaristas esportivos já têm até dois discursos “clichês” prontos na mídia, que você mesmo citou, e que já andam sendo repetidos exaustivamente via tv e jornais: um caso haja vitória da seleção, outro se derrotada. O Dunga mesmo disse, que se a seleção não vencer essa copa, ele terá que mudar de país – fico tão indignada como torcedora, sabendo que isso é verdade, e lembrando o tamanho da falta de respeito que já cometeram no passado, com outros treinadores e com o Dunga jogador, e que fazem questão de esquecer quando lhes convém. Tenho constatado que alguns comentaristas, sentem-se “seres superiores”, criticam por criticar, e acreditam que podem ofender a pessoa por trás do profissional, sem dar-lhe o direito de resposta, pois não o fazem pessoalmente, e ainda querem exigir que o cara se mantenha sereno, e com um sorriso estampado no rosto. Se ele fizesse isso, seria um grande cínico. Prefiro alguém como Dunga a frente da seleção: verdadeiro e honesto!

    • Jose Marcos 12/03/2010 23:50

      Depois dizem que mulher não entende de futebol.

      Mas sendo mas sendo mais objetivo : lembro que em 66 Riberto Dias e Carlos Alberto Torres não foram convocados, ou melhor, foram limados como Falcão em 82.
      Mas no fim das contas é assim mesmo, se não ocorrem
      estas brigas internas , a Copa do Mundo ficaria muito sem graça , a esta altura do “campenato” teriamos ganho 50,58.62,70 (74 rressaca do tri) 78 (Argentina e Peru – vergonhoso), 86 (campeão moral) ,94, 2002, 2006…2010 dá para ganhar e 2014 TEM QUE GANHAR para não repetir 1950.

  18. -17 José Antonio Gomes de Almeida 12/03/2010 16:35

    Está certo em não convocar, o Ronaldinho é um grande enganador, e mostrou isso nesta quarta.

  19. -18 nelson rodrigues 12/03/2010 16:30

    Você tem toda razão. Não é de se estranhar a não convocação do ronaldinho para a copa/2010. Êle pipocou em 2006 e com certeza ia pipocar de novo, aliás como também fez o kaka, ronaldo, etc.

  20. -19 Elvis Paiva 12/03/2010 16:18

    Caro Gian,

    Falando na vexatória eliminação do Milan, o que está acontecendo com o futebol italiano? Se a Inter cair perante o Chelsea não teremos nenhum italiano nas quartas da Champions. No calcio, diminuição do público, estádios obsoletos e evasão de craques. Me lembro como o campeonato italiano era espetacular nos anos 80. Como fã do futebol italiano, estou preocupado. Os italianos não vão fazer nada para mudar essa situação?

    • jose 12/03/2010 15:58

      A tal da unificação européia via euro acabou com as economias da Espanha, Portugal, Itália…
      Agora eles são vendedores do que tem prá se livrar de dívidas.

  1. Primeira
  2. 1
  3. 2
  4. 3
  5. Última
  6. ver todos os comentários

Os comentários do texto estão encerrados.